sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ser forte.


E depois de algum tempo eu volto, não pra dizer um simples oi, mas pra tentar expor sentimentos e vontades.

Há algum tempo eu presenciei momentos em que, a meu ver, eu estava alheia. Um amigo que se foi, algum parente de outro amigo que já não está por aqui e eu nunca arranjei uma forma de apoiar e aceitar, apesar de querer. Eu sempre quis sofrer no lugar deles, eu sempre quis saber mais, eu sempre quis estar do lado em todos os momentos. Será que vale a pena passar a sentir algo que por direito não é seu? Será que vale a pena privar um amigo de um momento (que pode ser ruim) dele, pra você segurar a barra e depois ficar só? Será que vale a pena arrancar mesmo sem saber o aprendizado que qualquer gota de sofrimento traz? Sei que às vezes você precisa ser egoísta, para o seu próprio bem. Na hora do seu aperto ninguém normalmente quer estar do seu lado.

O tempo passa, e eu vejo que não adianta querer tirar o sofrimento de ninguém, não adianta querer sofrer junto porque alguém tem que ta aqui do ladinho, naquele cantinho que ninguém percebe, sendo forte. Mas, ser forte não é só uma condição, ser forte é uma exigência. Seja forte na separação de amigos, dos pais. Seja forte em brigas e saia delas com cabeça erguida. Seja forte quando alguém que você ama está sendo indiferente. Seja forte quando os seus amigos já não querem mais saber de você. Seja forte. Seja forte. SEJA FORTE. Você repete tanto isso que acaba se tornando um mantra e uma forma de vida. Eu passei tanto tempo sendo forte, tanto tempo aguentando que tem uma hora que eu precisei parar pra sentir. Não é a melhor coisa do mundo, mas sentir é digno de qualquer ser humano.

Sentimento bom é aquele sentimento que é recíproco, o sentimento que você recebe sem querer, o sentimento que te pega de surpresa e te faz bem. Nem sempre é confortável sentir, mas garanto que depois de ser tão forte o desabafo além de aceitável e compreensível é totalmente necessário. Posso falar por experiência própria e revivida todos os dias que você não precisa ser forte toda hora pra os seus amigos, mas alguns deles vão se afastar, te recriminar e não vão aceitar nunca uma reclamação sequer, é aquela amizade algumas vezes por interesse, a amizade que valeria a pena pra outra pessoa e não pra você. Posso falar também que as paredes não vão se importar em ouvir você chorar todas as noites, reclamar “sozinha”, nem vão sentir a sua raiva, garanto também que elas apesar de frias e caladas são as suas melhores companhias, entre quatro paredes você pode deixar de ser forte e se entregar, entre quatro paredes não haverá recriminação nem reclamação.

Posso dizer a você que não é fácil ser indiferente, que não é fácil deixar de ouvir, que não é fácil parar de sentir depois que você se entrega a algum sentimento. Posso te dizer que não me importo com o que você acha, pois qualquer problema que você tiver comigo é todo e exclusivamente seu. Posso falar pra você que às vezes eu quero ser fraco, quero descanso, paz, companhia, mas digo a você novamente eu nunca quero ser digna de pena, nunca em momento algum eu quero que alguém faça pelo menos algum comentário dizendo que eu não valho à pena. Por que hoje mais do que nunca eu sou forte, hoje mais do que nunca eu afirmo e reafirmo quantas vezes precisar: Só sabe da vida de alguém, só se compara os problemas vividos quando você passa por eles e a sua maneira de sobreviver é só sua e de mais ninguém. Tenho certeza que a singularidade é uma das coisas mais reais quando se trata de vida, seus problemas são seus, suas vitórias são suas, e seus sentimentos só pertencem a você, não quero dizer pra você se fechar no seu mundo, longe disso, mas sim, que não vai ser igual para as outras pessoas, apesar da felicidade ou tristeza que elas possam sentir, é bem claro que tudo vai ser importante pra você do seu jeito. Seja forte, sinta e seja você.

“You have suffered enough and warred with yourself It's time that you won...”

[Falling Slowly – Glen Hansard]



-------------------

Imagem: Flávio Wetten. Tradução: "Das dificuldades chega-se às estrelas." (latim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário