quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A arte de considerar.


“Consideração, s. f. Respeito; estima; reflexão; raciocínio; -ões: reflexões.”

É engraçado e interessante como às vezes algumas palavras traduzem o seu estado momentâneo. Desde pequena aprendi que é preciso ter respeito pelo próximo, e por você também. É preciso que você estime seus amigos, cuide deles sem esperar que eles cuidem de você, é preciso que você se importe. O raciocínio e a reflexão também são duas coisas essenciais, então reflita: você trata as pessoas do jeito que você quer que elas te tratem?

O que vem ao caso aqui hoje é simplesmente a falta de tudo isso citado acima ou resumindo a falta de consideração.

Eu trato consideração como um valor. É um “prêmio” pelo seu esforço, sua dedicação, é um retorno de algo que você oferece por prazer. É uma forma de mostrar as pessoas que você reconhece o que quer que elas tenham feito, nem que seja apenas a torcida ou a companhia.

Se segundo o dicionário consideração é: respeito, estima, reflexão... Pra mim considerar é confiar, reconhecer, apoiar e além de tudo respeitar.

É interessante vivenciar casos e casos, ver situações em que você considera e não há reciprocidade, ver outras em que lhe consideram e outras em que há consideração de ambas as partes. Eu posso até falar bastante, mas, tenho muita dificuldade em doar 100% de mim e não receber nem 10% de reconhecimento ou o que quer que seja “em troca”. Sou mais coração do que razão e muitas vezes costumo não entender atitudes em nome do “amor”. Não vou discutir o que é amor aqui, afinal as opiniões podem ser diferentes, vamos deixar isso pra outra hora, mas o que vem ao caso é “matar e morrer” por alguém que não te dá nem 10 centavos de atenção, isso é mais uma (entre tantas) forma explicita de falta de consideração.

Eu já vivenciei tantos casos de falta de consideração que apesar de não apoiar, não gostar e nem aceitar às vezes eu deixo passar. Não é hipocrisia e sim a rotina pesando. Eu mesma já liguei mais. Sabe aquela frase: “Não sei manter minhas amizades.”?! Pois bem, quando eu noto ou sinto que o a pessoa que se diz minha amiga não tem tempo nem de me respeitar eu perco toda a vontade de estar por perto e passo a não fazer questão da companhia daquela pessoa. Isso normalmente acontece com coisas bestas, mas que abusam.

Consideração pra mim é reconhecer.

Em um mundo que as pessoas matam por besteiras e brigam por um grão de arroz a consideração é a moeda de ouro em um lugar miserável.

Desculpem-me, mas eu não quero vantagens ou ganhos, quero retorno. Quero ações perceptíveis, abraços, conversas, quero pessoas sem julgamentos, quero atitudes, quero que ouçam e que falem, avaliem, investiguem, quero que respeitem, quero ações e reações, quero lembranças, entendimento, quero ter valor e dar valor, quero consideração. É inevitável que haja medo, retração e falatório, mas ninguém vai muito longe quando o que se quer não vem de dentro. Importe-se e mostre que você se importa, nos mínimos atos, nas pequenas palavras, nos gestos, olhares e sorrisos. Isso vale bem mais do que coisas caras. O simples gesto de tratar bem, falar e se lembrar vale bem mais que um mundo de dinheiro. Mostre o que você tem de melhor e saiba considerar.

"E se me achar esquisita, respeite também. até eu fui obrigada a me respeitar."

(Clarice Lispector)

Um comentário:

  1. Não havia reparado que seu blog tava linkado no seu profile de twitter. Mas me alegrei (e alegrei meu coração) ao ler tais letras in-versos singelos que tens por aqui. Meus parabéns, moça! Vou marcar mais presença de hoje em diante, visse. BeijAbraço na tua poesia.

    ResponderExcluir